Páginas

Foz do Iguaçu


Foz do Iguaçu – Belezas e diversidade 
                                                                                                              Fotos by: Isadora Pamplona
Charmosa e peculiar, Foz do Iguaçu oferece opções de lazer, passeios e compras também em localidades próximas, nos países vizinhos Paraguai (Ciudad del Este) e Argentina (Puerto Iguazú)
A cidade é conhecida por sua diversidade cultural e abriga dezenas de etnias diferentes como libaneses, palestinos, chineses e coreanos, entre outros, numa convivência harmoniosa em meio a brasileiros, paraguaios e argentinos. 
Vale uma visita ao Templo Budista e à Mesquita criada pela comunidade árabe, juntamente com o Centro Islâmico anexo, para observar esses exemplos. Essa diversidade reflete-se na gastronomia e culinária locais e Foz do Iguaçu oferece uma variedade de bares e restaurantes para atender os turistas. Encontramos um que serve rodízio de comida árabe, pudemos conhecer vários pratos e experimentar um pouco de cada sugestão oferecida.


Como parte da nossa proposta de entrosamento com as culturas dos lugares que temos a oportunidade de conhecer, visitamos a Mesquita Omar Ibn Al-Khatab, cujos minaretes podem ser vistos à distância. É um dos maiores templos muçulmanos no Brasil e mostra uma arquitetura de formas características, bem diferentes das igrejas e catedrais que conhecemos. 








É preciso agendar horário e as mulheres devem cobrir o corpo e usar véu, permanecendo em um recinto a elas reservado enquanto os homens fazem suas preces.





As belezas naturais se destacam entre os atrativos da cidade, como o Parque Nacional (reserva de Mata Atlântica e patrimônio da humanidade), onde estão as magníficas cataratas. 
É interessante observar as quedas de ambos os lados para melhor aproveitar as diferentes perspectivas. 
Do lado brasileiro, se tem visão panorâmica, enquanto, do lado argentino (onde está a Garganta do Diabo), há maior integração com a natureza e maior aproximação das quedas, que podem ser observadas do alto ou de plataformas em níveis inferiores. A depender da época e da vazão do rio, o total de quedas varia entre 150 a 300.




Nenhum dos amigos e conhecidos que haviam estado lá me disse que tudo era assim tão lindo.
Voltei embevecida e tirei da lista dos futuros roteiros a idéia de conhecer Niagara Falls. 









Ouvi de uma turista que Niagara perde se comparada a Foz. 
 



Visitar o Parque das Aves, ali pertinho, garante mais algumas horas de entretenimento. 




Dá para passar boa parte do dia  observando as aves em seu habitat, além das belezas da natureza e a rotina dos animais de diferentes espécies, como borboletas, peixes e outros.




Há também passeios para conhecer os símbolos (tecnológico) da usina hidrelétrica de Itaipu Binacional (à noite tem espetáculos de iluminação da barragem) e o (geográfico) do Marco das Três fronteiras, divisa do Brasil com o Paraguai e a Argentina, mais o encontro dos rios Iguaçu e Paraná.
Como atividades, é só escolher: trilhas, bicicletas, arvorismo, rapel ou passeios a bordo de lanchas infláveis - ou helicópteros - que levam os turistas até bem pertinho das quedas.  
---
Dicas/experiências:

Alojamento: fiquei no Albergue da Juventude Paudimar, pertinho da Avenida Brasil, principal via de Foz e repleta de lojas e restaurantes. O local conta com diversos tipos de acomodações e piscina. O atendimento é excelente, com sugestões, informações e reservas de passeios, passagens, transfer, etc. Há também o Paudimar Campestre a poucos minutos das Cataratas.
Maiores Informações:
Site da Prefeitura
Pesquisa prévia de preços  para compras no Paraguai:
---

Nenhum comentário:

Postar um comentário