Páginas

São Petersburgo (Санкт-Петербу́рг) - Parte I

São Petersburgo (Санкт-Петербу́рг)
                                                                                                               fotos by: Isadora Pamplona

     Só consigo descrever as belezas de São Petersburgo se puder usar hipérboles e superlativos. Vi tudo grandioso, magnífico: prédios imponentes, avenidas majestosas, pontes e catedrais que são uma ostentação na paisagem ornamentada pelas curvas e canais de dezenas de rios (sendo os maiores NevaFontanka e Moyka) e diversas ilhas da soberba cidade incrustada no Golfo da Finlândia.                                                       

     Chamada Veneza do Báltico -      pela beleza e semelhança - St. Petersburgo é para mim simplesmente apaixonante e traduz a essência da alma russa como eu a imagino: imensa, peculiar e repleta de secretos recantos íntimos de pura poesia.



     

     Fundada pelo czar Pedro, o Grande, São Petersburgo serviu de capital do Império Russo por mais de 200 anos, até a Revolução de 1917. 
   Já mudou de nome algumas vezes e  foi designada  como Petrogrado (1914 -1924) e Leningrado (1924 – 1991) antes de retornar ao nome original. 


Parte de seu fascínio deve-se aos rios, canais e ilhas que entrecortam a cidade em combinação harmoniosa com palácios e prédios de estilo barroco e neoclássico. 
Num passeio de barco a gente pode melhor acompanhar muitas das belezas de St. Petersburgo, como se estivesse vendo um longo filme de cenas e paisagens agradáveis.
                                                  fotos by: Ira


                                                                                 
---                                                                                                                       
Meu deslumbre atingiu o auge quando minha filha e eu fomos brindadas com um espetáculo inesperado: uma pequena mostra das “noites brancas” (título de uma conhecida novela de Dostoievski).
Este é um  fenômeno que ocorre no início do verão em lugares com latitudes superiores a 60º. Ao se pôr, o sol se mantém abaixo da linha do horizonte deixando as noites claras.  Mas, estávamos fora da época dessas ocorrências, jamais imaginamos ver algo parecido.
Tínhamos acabado de jantar. O restaurante ficava num nível mais baixo, espécie de porão de onde não enxergávamos o exterior. Quando saímos para a rua ficamos admiradas, pois estava tão claro lá fora como se ainda fosse dia, num final de tarde, quando as primeiras luzes já se acendem esperando a noite. Mas os relógios marcavam 23h30min. Era como um crepúsculo prolongado, um sonho, a atmosfera esmaecida dava a tudo um aspecto irreal.                                                                      foto by: Isadora Pamplona      
                                                                                                
Para completar, surge de repente naquele cenário, numa esquina da Nevsky Prospect (principal avenida e coração pulsante de São Petersburgo), uma garota montada num cavalo. Conjunto de singular beleza, em contraste com o burburinho do trânsito e no contrafluxo dos pedestres. Dá para acreditar?
Aliás, percorrer em toda a sua extensão os quase cinco quilômetros da Nevsky Prospect constitui, por si só, um passeio para guardar na lembrança. A avenida, que concentra hotéis luxuosos, lojas, galerias, bares e restaurantes, registra tráfego intenso e as calçadas estão sempre lotadas de transeuntes. St. Petersburgo é uma cidade daquelas amigáveis ao turista, pois se pode chegar a grande parte das suas principais atrações percorrendo as ruas a pé.                                             
                                                                                                   fotos by: Isadora Pamplona  
          
     Em algumas ruas adentrávamos às vezes, curiosas, no que parecia ser apenas uma porta (ou portão) de acesso a um daqueles prédios imensos, tão juntos um do outro que parecem um bloco único e que ocupa quase o quarteirão inteiro. 



 Descobríamos, nos pátios internos, mundos totalmente à parte: os fundos da cozinha de um restaurante, condomínios residenciais, uma pequena praça, até um cinema. 
 Aspectos reservados a quem conhece aqueles lugares. E esses preservam-se alheios aos que passam pelas calçadas das largas avenidas e enxergam ali apenas uma simples porta de entrada de um prédio comum.  
---
Mais sobre Rússia, no blog, em:
Moscou
Peterhof
---
Dicas/experiências:
Informações Turísticas: no Aeroporto Pulkovo (na chegada), ou
nos sites (em russo e inglês) e (idem)
Tour (virtual) pela Nevsky Prospect
Walking Tours e Passeios de Barco: (site)
AlojamentoHotel Columb – 41, Kazanskaya Ulitsa, 190000 (metrô Sennaya Ploshad).
Tipo b & b, € 73,00 p/noite para duas pessoas, wi fi, internet free(site)
---

Nenhum comentário:

Postar um comentário