Páginas

São Petersburgo (Санкт-Петербу́рг) – Parte II

Atrações de St. Petersburgo                                                 fotos by: Isadora Pamplona

          Foi sempre com prazer que ouvi pelas ruas, no pouco tempo em que estive naquele país, o tom doce e suave da língua russa. De Moscou, retornamos de trem para St. Petersburgo para ver as paisagens e aprender um pouco mais a respeito dos russos e do seu modo de vida. Colocada cuidadosamente como cereja no bolo da viagem dos meus sonhos, St.  Petersburgo ficará na memória como um desejo secreto que se realiza para muito além do esperado.
Fachada do Palácio de Inverno, St. Petersburgo


 A cidade tem muitos atrativos e o museu Hermitage é talvez o mais conhecido. 
 Fundado pela czarina Catarina, a Grande, é um dos maiores e mais antigos museus de arte e cultura do mundo e funciona aberto ao público desde 1852. 
 O complexo ocupa cinco prédios históricos, incluindo o chamado Palácio de Inverno, que serviu de residência aos imperadores russos até 1917. A fachada verde e branca do imponente prédio impressiona pela beleza e suntuosidade exterior e interior. São quase 2.000 portas e outro tanto de janelas.  

             O Hermitage possui um acervo de aproximadamente 3 milhões de peças, entre obras de arte e coleção de impressionisas e pós-impressionistas, mas apenas uma pequena parcela de suas coleções fica em exposição permanente. 
Hermitage - 
Karl Briullov: Os últimos dias de Pompéia                              
                                                                            foto by: Ira
                                    Praça do Palácio, St. Petersburgo                        

          No lado externo, pode-se admirar a Praça do Palácio (Dvortsovaya Ploshchad, que foi centro da St. Petersburgo imperial), a Coluna de Alexandre (comemoração à vitória sobre as tropas de Napoleão) e outros prédios importantes, como o Palácio do Estado Maior.
  Nas proximidades, vale uma visita ao histórico navio de guerra, o cruzador Aurora, símbolo da revolução russa e atualmente transformado em museu. Ele permanece ancorado na margem do rio Neva próximo ao Hermitage e a entrada é free
     Interessante igualmente uma visita ao Palácio Mikhailovsky, onde estão instaladas as coleções permanentes do Museu Russo, que reúne importantes obras de artistas russos. São mais de 400 mil itens entre pinturas, esculturas, desenhos e artesanato e as peças também estão distribuídas em um complexo de prédios. 
         Outro local bastante visitado é a Fortaleza de Pedro e Paulo, cidadela fundada em 1703 e que deu origem a St. Petersburgo. Situado em uma pequena ilha, o conjunto inclui a catedral de Pedro e Paulo (padroeiros da cidade), onde estão enterrados vários czares. Dostoievski foi um dos “hóspedes” da antiga prisão que existia ali e que hoje é um dos atrativos turísticos da fortaleza junto com o cais e uma pequena praia.

                                                                                          fotos by: Isadora Pamplona
   
     Entre maio e setembro (no inverno os rios ficam congelados), diversas companhias oferecem passeios de barco. Eles cruzam os canais passando pela parte histórica da cidade. Quase todos transmitem informações em russo, mas é possível encontrar alguns horários especiais com guias que falam inglês.



          Descobrimos um roteiro diferente e interessante percorrendo algumas das principais pontes, que funcionam como ótimos ângulos para fotos. 





          Ao mesmo tempo, pode-se admirar sua arquitetura de grande beleza, como a famosa Ponte Anichkov, no encontro do rio Fontanka com a  Avenida Nevsky Prospect, que ostenta belas esculturas de cavalos. Durante a Segunda Guerra Mundial, estes foram removidos e escondidos, junto com outros tesouros russos, para evitar roubos e depredação. 
À noite, as pontes principais são levantadas para facilitar a passagem de grandes barcos e só isso constitui um espetáculo adicional para os turistas. Quem quiser conferir as baladas da noite de São Petersburgo precisa ter certeza de estar do lado certo do rio antes do levantamento das pontes, caso contrário só poderá retornar ao seu hotel no dia seguinte.
Catedral de Nosso Senhor do Sangue Derramado



          A Catedral de Nosso Senhor do Sangue Derramado, que reflete suas torres coloridas e decoradas com ouro e pedras preciosas nas águas do Neva é, provavelmente, o ponto mais visitado e fotografado pelos turistas. 




               






     Exemplo de arquitetura russa clássica, a fachada suntuosa e multicolorida da catedral atrai todas as atenções mesmo à distância. Suas torres douradas e ricamente decoradas lembram gigantescas pedras preciosas.




           O interior causa o mesmo impacto e é revestido com milhares de   m² de mosaicos de mármore e  obras de renomados artistas russos. 





Catedral Nossa Senhora de Kazan





          Destaque também para a Nossa Senhora de Kazan, com fachada claramente inspirada na Catedral de São Pedro, em Roma (e para mim o interior mais belo das igrejas ortodoxas que já tive oportunidade de ver).

St. Isaac’s Cathedral







          


          A St. Isaac’s Cathedral é a maior da cidade. Da cúpula se tem uma visão panorâmica excepcional de São Petersburgo. É cobrado ingresso (separado) para visitas ao interior, para fazer fotos (taxa extra) e para escalar a cúpula.
---



                    Fomos até a Estação Finlândia, marco histórico do regresso de Lênin do exílio, quando ali chegou de trem, dando início à revolução russa, em abril de 1917. Na praça, chafarizes com águas dançantes e um monumento do líder comunista sobre um tanque de guerra, de onde proferiu seu famoso discurso.
---
Mais sobre a Rússia, no blog, em:
Dicas/experiências:

The State Hermitage Museum (site) - Melhor estar preparado para sacrifícios: caminhar muito por um número interminável de salas e longos corredores, amargar filas para fazer um lanche. Um dia inteiro de visita não chega para ver muito além do básico.
Chegamos bem cedo e compramos tickets na fila, que logo foi se tornando imensa em poucas horas. Bolsas, mochilas e objetos maiores devem ser deixados na recepção e, para entrar com câmeras, é necessário pagar uma taxa extra. Os cafés e lanches no local oferecem basicamente o mesmo tipo de sanduíche, salgadinhos e bebidas, nada que pareça um almoço de verdade. 

State Russian Museum (site– O local reúne tesouros das artes plásticas (pintura, escultura e objetos decorativos) de importância mundial e é, atualmente, um dos maiores centros de educação e cultura do país.
---

2 comentários:

  1. Fantástico, minha amiga !!!! Aguardo ansiosa a próxima postagem. Que bom que compartilhas conosco momentos tão especiais de tua vida. Bjsssss

    ResponderExcluir
  2. Oi, Janete. Obrigada pela força. É importante saber a opinião de quem lê para que eu possa melhorar sempre. Abraço. Ira

    ResponderExcluir