Páginas

Mariana (MG)

Primeira capital de Minas                                    fotos by: Ira        
Estação de Mariana
O trenzinho está chegando...
                    
                   Bem pertinho de Ouro Preto está Mariana (inserida no Ciclo do Ouro), que representa um dos mais bonitos conjuntos barrocos do país. 
                  Foi a primeira vila e uma das que mais produziu ouro para a Coroa Portuguesa, conquistando assim o direito de tornar-se também a primeira cidade e primeira capital de Minas Gerais. 
               Seu nome faz homenagem à rainha Da. Maria Ana de Áustria, esposa do então rei de Portugal, D. João V. Mariana foi ainda uma das primeiras cidades planejadas do Brasil e isto se reflete no traçado retilíneo de suas ruas e praças.
                     Pode-se chegar à cidade de carro, ônibus e até de bicicleta, mas um dos meios preferidos pelos turistas é o percurso de trem que dura aproximadamente uma hora. A construção do ramal de Ouro Preto foi iniciada em 1883 e seu prolongamento até Mariana foi concluído em 1914. O Projeto Trem da Vale reativou há alguns anos o trecho ferroviário de 18 km que liga as duas cidades e recuperou as quatro estações do percurso.
                 


                    Pelo caminho, a depender do lado escolhido para sentar-se à janela é possível desfrutar lindas paisagens pontuadas por vilarejos, riachos e cachoeiras.  
                  Mas, se porventura o passageiro ficou do lado “errado”, terá apenas a vista monótona do verde das árvores, campos, colinas (o que aconteceu comigo na ida e na volta, pois quando cheguei na estação já havia uma fila imensa de turistas mais espertos).
                    
Catedral Basílica da Sé

          
                    As igrejas são a grande atração das cidades históricas mineiras, assim como a arquitetura  e o casario. 
                No trajeto entre a pequena estação e o centro de Mariana, encontra-se o primeiro ponto de interesse turístico: a Catedral Basílica da Sé, construída em 1701. 
          Em 1753 a catedral recebeu um órgão de presente do rei D. José I. Único daquela fabricação existente até hoje fora da Europa, ele ainda funciona e recebe visitas de organistas que ali executam peças para as frequentes exibições musicais locais.
Santuário Nossa Sra. do Carmo
                    
          




                   Um pouco adiante chega-se à Praça de Minas Gerais, em torno da qual estão três monumentos históricos de Mariana: a antiga Casa de Câmara e Cadeia e as igrejas São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo (as igrejas estão ao lado uma da outra e parecem gêmeas).





Igreja São Francisco de Assis
(na frente, um pelourinho)
foto by:  
          Mariana tem um atrativo especial, que é a Mina da Passagem, onde se concentrava toda a produção de ouro. 
          Os visitantes são levados de trolley (espécie de vagão com bancos movido por cabos de aço) até as galerias subterrâneas com 315m de extensão e 120m de profundidade. 
          O cenário interior impressiona, com 30 quilômetros de túneis, dezenas de corredores e lagos naturais onde se pratica até mergulho em caverna. Desde sua fundação, no início do século 18, foram retirados dali aproximadamente 35 toneladas de ouro.
                    Assim que chegamos, na própria estação do Maria Fumaça contratamos um táxi que nos levou até Passagem, distrito próximo de Mariana (a 5 km) onde está localizada a antiga construção que, de acordo com as informações oficiais, é a maior mina de ouro aberta às visitações turísticas no mundo. 
---

Nenhum comentário:

Postar um comentário