Páginas

Lago Leman/Evian (Lac Léman/Evian-Les-Bains)


Um passeio entre França e Suíça                                                                          fotos by: Ira
Evian-Les-Bains

          Descobri que é possível fazer um passeio entre dois países quase ao mesmo tempo quando saímos pelo Lago Leman que divide suas águas por territórios da Suíça (114km) e da França (53km). 
          Conheci Genebra por cortesia da minha amiga Zélia, que visitava a filha e o genro. Saímos numa manhã gelada para um passeio pelo lago, a mais de 370m de altitude, rodeado por montanhas. Suas margens são repletas de portos, vinhedos e cidades atraentes, entre elas Montreux (dos festivais de jazz) e Lausanne, além da própria capital suíça.
          O transporte de passageiros e turistas pelo lago é feito durante o ano inteiro pela Compagnie Générale de Navegação (www) que tem na sua frota algumas barcaças da Belle Époque, movidas a vapor e rodas de pás (mas, naquele dia fizemos o trajeto num ferry comum). Descemos em Evian, a cerca de 30 minutos de Genebra e famosa pelas termas e pela água mineral.
          



          Quando chegamos, deparei-me com o cenário jamais visto de um porto coberto de neve, tudo branco, recamado por uma grossa manta de gelo. O cais, as calçadas, as montanhas ao longe.
          




Palais Lumiére
          
          

          Andamos a pé pelas ruas do centro histórico, entramos no Palais Lumiére, exemplar da arquitetura do início do século XX transformado em espaço cultural com área de exposições e centro de eventos e congressos. Vi a bela decoração do vestíbulo através de rendilhados dos galhos congelados das plantas.
          Muitos prédios testemunham a expansão de Evian desde a Idade Média quando, no século 12, foi construído um castelo fortificado.  A cidade transformou-se em porto comercial importante no lago e serviu de residência aos Condes e Duques de Sabóia. As águas de suas fontes eram consideradas curativas e a estação de “banhos de Evian” foi criada em 1824. Em seguida, o rei da Sardenha concedeu autorização para engarrafamento da água mineral.
          
          A partir da criação da primeira empresa, em 1829, a cidade inicia seu ciclo como destino turístico de ricos, com a construção de funicular, teatro, spas, cassinos e hotéis de luxo. A maioria dos edifícios históricos foi construída entre 1870 e 1913. As termas funcionaram até o início dos anos 1980.
          Nosso trajeto a pé nos levou por ruas com lojas, cafés e restaurantes de ambos os lados (nas lojas, liquidações com artigos e preços inimagináveis no Brasil).


---
Dicas/Experiências:
Turismo: (www) – site oficial Evian
(www) - site Lago Léman
---

Nenhum comentário:

Postar um comentário