Páginas

Caça à Aurora (Northern Lights, Aurora Borealis)


Breve incursão no frio da Noite Polar                                                               foto by: (www)
Registro da atividade na noite de 27 dez 2012 na Noruega, em algum ponto próximo à fronteira da Finlândia 

          As Northern Lights (Luzes do Norte, chamadas por povos antigos de “dança dos espíritos”), são talvez a atração que mais leva turistas aos países situados em zonas próximas ao Círculo Polar Ártico. Tromsø, no norte da Noruega, é um desses locais privilegiados e estávamos lá no dia 27 de dezembro de 2012, no período favorável à observação do fenômeno (preferencialmente entre os meses de outubro a fevereiro).
          Auroras não são o meu forte (quem me conhece sabe, é mais ou menos a hora em que recém caí no sono). Prefiro admirar os pores-de-sol e, como o Pequeno Príncipe no seu planetinha, veria 43 num só dia se possível fosse. Nos horizontes da minha infância havia um sol que se afogava todas as tardes no rio Taquari e matizava o céu de cores as mais doidas. Mesmo assim, aceitei o convite e fui parar no extremo norte da Noruega na esperança de ver uma aurora boreal.
fotos by: Isadora Pamplona
Tromsø, manhã, cerca de 10h

          



          O que mais me chamou a atenção em Tromsø foi a tal Noite Polar. É bem estranho sair às ruas às 10h, ainda escuro, como se fossem 4h da madrugada. 







Tromsø, tarde, cerca de 14h

          
          As luzes permanecem acesas durante as 24h, nas casas, mercadinhos e vitrines das lojas. O curto hiato do dia começa mais ou menos às 10h30min e acaba em torno das 13h. Primeiro, se vê a tênue claridade do sol, que não chega a ultrapassar a linha do horizonte. Mas o “amanhecer” não se completa, vira anoitecer, logo se vê a lua no céu, tudo fica escuro de novo.









          Na falta de frigobar no quarto, improvisamos abrindo  o vidro e, no desvão da janela, usamos o parapeito coberto de neve como prateleira. Funcionou.

          






Catedral do Ártico




          Um dos marcos da cidade é sua catedral, cuja arquitetura se inspira na natureza circundante com suas altas montanhas. A chamada Catedral do Ártico abriga o maior vitral da Europa do Norte.
          




          Mas, estar em Tromsø na época certa não inclui voucher para assistir ao espetáculo das auroras boreais. É preciso persegui-las e, para isso, há vários guias que oferecem passeios que facilitam a vida dos turistas. Em pequenos grupos, deslocam-se até lugares mais afastados para evitar que as luzes da cidade atrapalhem a observação.
Euzinha, esperando por uma aurorinha. Brrrr!
         Com esse objetivo embarcamos num ônibus em uma noite gélida e partimos em busca de céus mais favoráveis e menos nublados. Quase na metade do caminho alteramos o rumo, pois - de acordo com a experiência dos guias e da comunicação que faziam com outros grupos -, havia maiores chances num local mais distante, quase na fronteira com a Finlândia.
          Portando coletes sinalizadores coloridos, para que ninguém do grupo se perdesse no escuro, saímos do carro devagarinho,  deslizando por um barranco de gelo até a beira da praia onde nos postamos à espera. Brrrrrr! Olhos perscrutando a escuridão, câmeras, lentes e tripés ajeitados, pés doloridos de frio, corpo congelado, difícil até falar. De vez em quando, alguém recorria ao interior aquecido do ônibus para reanimar a coragem e voltar ao posto de observação.
fotos by:(www)
Imagem aproximada da aurora que eu vi
          De repente, gritos, correria: “ali tem uma”, “onde”? “bem ali”! Tudo o que pude ver foi um pequeno halo esverdeado quase esvanescendo. Fiquei de boca aberta respirando aquele ar gélido e esperando uma explosão de cores, a dança inteira dos espíritos. Mais alguns longos minutos de escuridão, gelo e muito frio. Alguns de nós retornamos ao ônibus acalentando a decepção e de olho é no chocolate quente que seria servido dali a pouco.
           Minha filha recostou a cabeça no meu ombro e acho que dormimos um pouquinho. De repente nos demos conta que estávamos sozinhas no carro, todos os demais haviam descido. Começaram a retornar aos poucos... e... adivinha? Comentavam que as auroras fizeram outra breve aparição, maior e melhor do que a anterior. Um brinde aos persistentes que ousaram esperar lá fora naquele frio. Putz! ±*ˆ%$#@!!!!! Terminei vendo só uma aurorinha. Troquei um caleidoscópio caprichoso da natureza por instantes de calor e um cochilo.
          A agência com a qual fizemos o passeio (www) mantém uma página no Facebook, de onde "pesquei" estas fotos postadas como registro das atividades da aurora naquela noite de 27 de dezembro de 2012.

---
Dicas/experiências:
Turismo: (www) - 
Artic Guide Service – (www 
Alojamento: Thon Polar Hotel – (www)
---

Nenhum comentário:

Postar um comentário