Páginas

Bergen (Noruega)


Entre o mar e as montanhas com muita chuva                                                  
fotos by: Ira
          Bergen é uma cidade portuária, ponto de partida e chegada dos cruzeiros que percorrem os fjords noruegueses. Num dos navios do Hurtigruten (expresso costeiro), fizemos o trecho Tromsø/Bergen.
          Desembarcamos sob frio e chuva intensa e arrastamos nossas malas por alguns quarteirões até encontrar o endereço certo. 
          Mas, como não nos mixamos com pouca coisa, minha filha e eu saímos em seguida, devidamente entrouxadas, guarda-chuvas emprestados do hotel, para um giro pela cidade, naquela época do ano vazia e gelada. Mas, valeu a pena!
          Descobri depois, entre seus atributos Bergen é conhecida como uma das localidades mais chuvosas do mundo e seu símbolo é... um guarda-chuva. Ex-capital, uma das mais antigas e a segunda maior cidade da Noruega, Bergen mantém até hoje em seu centro histórico as marcas de sua ligação com a famosa Liga Hanseática dos tempos medievais. Seu velho cais é um dos patrimônios mundiais da Unesco.
          





          O centro da cidade é fácil de ser  percorrido a pé. O porto convida para uma das primeiras e interessantes caminhadas ao longo do píer acompanhando a faixa de água que se insinua pela cidade a dentro. 








          Ali ficam a praça do mercado e o antigo mercado de peixe (Fisketorget), atualmente, mercado de quase tudo, em meio a tendas, bares e restaurantes. É uma das principais atrações.
         


Bryggen

          Ao lado norte da baía destaca-se o antigo bairro marítimo, Bryggen, onde chamam a atenção as coloridas fachadas, quase todas em madeira, que se tornaram símbolo da cidade. As construções típicas remontam às antigas docas dos tempos medievais, quando a cidade era um importante entreposto comercial da então poderosa Liga Hanseática, que dominou o comércio europeu entre os séculos 13 e 17. 
          O principal produto local era o bacalhau.
          Armazéns, casas e galpões foram destruídos várias vezes por incêndios. Hoje restam algumas construções da época. Um quarteirão inteiro foi fielmente recuperado e reconstituído, fazendo as vezes de um museu em área aberta. Caminhar devagar pelas suas ruelas vale um passeio pelo passado.  Cercado de modernas lojas, cafés, museus, ateliês e restaurantes.
          A pouca distância do mercado de pesca vê-se Johanneskirken, uma das igrejas norueguesas com características neo-góticas.
Byparken
          


          Em direção à estação ferroviária para comprarmos nossos bilhetes para Oslo, passamos pelo Byparken, um belo parque com um lago rodeado por vários museus. Bergen destaca-se também por sua atividade cultural, com festivais de música e teatro. Foi berço e moradia do dramaturgo Henrik Ibsen e do compositor Edward Grieg, entre outros. 



          Em nossas caminhadas, deparamo-nos com diversas estátuas e monumentos que chamavam a atenção pelo inusitado.
          Bergen é cercada por montanhas e, à semelhança de Roma, é conhecida como “a cidade das sete colinas”. Infelizmente, não desfrutei uma destas atrações: o funicular que leva ao monte Fløyen, próximo ao centro histórico e de onde se tem uma vista panorâmica, ou o teleférico ao monte Ulriken, este mais afastado e o mais alto.
---
Dicas/experiências:
Turismo: (www) - www
---

Nenhum comentário:

Postar um comentário