Páginas

Curitiba


Cidade agradável por natureza                                                                              fotos by: Ira
Praça Garibaldi
          
          Curitiba conquistou e mantém há anos a posição de cidade da biodiversidade. É reconhecida no mundo inteiro pela preocupação com o meio ambiente, por manter amplos espaços verdes e oferecer aos cidadãos um sistema de transporte urbano simples e eficiente. 
          Aproveitei o retorno de uma viagem a São Paulo e me proporcionei um pit stop em Curitiba, queria fazer o Passeio de Trem da Serra Paranaense, haviam me falado da gostosura que é percorrer o trecho Curitiba-Morretes (www). 
          Entre os motivos que tornam Curitiba uma cidade muito agradável estão: espaços culturais, parques, bosques, praças e gastronomia. Estive na capital paranaense a trabalho ou em visita a amigos. Já conhecia o Jardim Botânico, o Teatro Paiol, a Ópera de Arame e Pedreira Paulo Leminski, o Mercado Municipal, a Rua 24 Horas, a Rua das Flores, o Parque Barigui (seu lago enfeitado de patos e pedalinhos) e o Bosque do Papa, com o Memorial Polonês, além do famoso bairro gastronômico Santa Felicidade, com seus restaurantes de comida italiana.
Jardim Botânico
          A pé, é possível apreciar grande parte das atrações turísticas, históricas ou religiosas. Curitiba é a única cidade em que admito entrar num shopping. A arquitetura do Shopping Estação, por exemplo, já vale a visita e o espaço interno conjuga restaurantes e espaços culturais. Logo na entrada tem o Museu Ferroviário.
         Na rua em frente dá para pegar um dos ônibus da Linha Turismo, que perfaz um circuito de quase 50 quilômetros pela cidade, com saídas da Praça Tiradentes a cada meia hora. O passe tem cinco tíquetes descartáveis que dão direito a cinco embarques e descidas em quatro pontos diferentes. Com eles pode-se montar um roteiro personalizado e aproveitar melhor um dia inteiro de acordo com a disposição do momento. Se o clima estiver favorável para passeios ao ar livre, melhor descer em seguida bem pertinho, no Jardim Botânico, não resisti. Uma TV local quis saber minha opinião de turista: “aqui é tudo de bom, tem natureza, espaços amplos, bichos, flores, gente.” 
Bosque Alemão
          

          
          
          Depois, escolhi conhecer o Bosque Alemão. Achei muito divertido, tem a Trilha de João e Maria (do conto dos irmãos Grimm) e a Casa Encantada. Na entrada do trecho de mata nativa ficam a Torre dos Filósofos e o Oratório Bach. No alto, um mirante com vista panorâmica para a cidade.





Praça da Poesia Germânica
Reprodução da fachada de uma construção
germânica do início do século 19





.
          


















          Na lateral da fachada, uma placa com versos. Soou como mensagem à minha alma viajante: "

"Mesmo longe de tua amada...
como o Oriente do Ocidente,
o coração pode vencer todos os desertos;
em toda a parte acharás presença;
para quem ama, Bagdá está perto."

(Johann Wolfgang von Goethe)








Passeio Público





          Gostei muito do Passeio Público (antigo Jardim Botânico), primeiro parque da cidade, inaugurado em 1886. Em meio a muito verde, tem lagos, pontilhões, bancos à sombra das árvores e um Zoológico para pequenos animais.
          





Ao fundo, torre da Igreja Presbiteriana Independente


          
          

          
          Pontos históricos interessantes são também as praças Tiradentes (Marco Zero) e Garibaldi, setor onde ficam as igrejas do Rosário e de São Francisco. No entorno tem o Bebedouro do Largo da Ordem (construído no século 18), o Relógio das Flores e a Fonte da Memória (homenagem aos antigos tropeiros). 


Fonte da Memória






          


          


          Antigos casarões foram transformados em espaços culturais, como o Palácio Garibaldi, sede da Fundação Cultural de Curitiba. 










---
Dicas/Experiências:
Turismo: Posto virtual de informações: (www);
(www) - (www) - (www);
---

Nenhum comentário:

Postar um comentário