Páginas

Estrasburgo


Capital da  Alsácia (divisa entre França e Alemanha)                                   fotos by: Ira
- Por que Estrasburgo? Perguntou o editor de uma revista de turismo, que achou engraçada minha resposta: “porque gostei do nome”. Mas, é isso mesmo, escolhi alguns lugares para visitar por gostar do nome, sonoro, como poderia ter sido outro motivo qualquer. Não importa, pois quando a descrevo será sempre outra a cidade vista pelos meus olhos. Ela já está dentro de mim, foi capturada, reconfigurada. Como em As cidades invisíveis, de Italo Calvino, todas parecem com um sonho.




          Estrasburgo faz fronteira com a Alemanha e foi ponto de passagem de antigas rotas comerciais. Hoje, é uma simpatia de cidade com casas em estilo enxaimel, algumas dos séculos XVI e XVII, com janelinhas nos telhados. Ali, Gutemberg inventou a prensa. Ali, Maria Antonieta desembarcou para se casar com Luis XV.










          O bairro mais pitoresco é o chamado La Petit France, onde fica o Centro Histórico e por onde adorei me perder pelas ruas, olhando a arquitetura, tirando fotos, entrando nas chocolateries e observando as pessoas. Antigamente, era ali que moravam e trabalhavam os pescadores, moleiros e curtidores.










Catedral Notre-Dame de Strasbourg (detalhe)





          De longe fui atraída pela fachada (gótica) da Catedral Notre-Dame de Strasbourg. Altas torres e arcos-botantes me puxam como ímãs. 
De perto, o que se vê é um verdadeiro painel de figuras que remetem ao imaginário religioso da Idade Média. Profusão de estátuas, gárgulas, entalhes e detalhes rendilhados. O dia ensolarado brinca com as luzes e sombras projetadas nas calçadas das ruas e na praça em torno.








          No interior, além da beleza dos vitrais e de um imenso e valioso órgão, suspenso na nave central, tem uma atração diária com hora marcada: o grande relógio astronômico, cujo mecanismo faz com que os 12 Apóstolos desfilem diante de Cristo todos os dias às 12h30min. 
Obra-prima de relojoeiros suíços em colaboração com técnicos, artistas e matemáticos, o relógio pontua as horas com o canto de um galo e marca as fases da lua. 
O relógio fica sobre uma coluna artisticamente trabalhada, com cenas do Juízo Final e imagens das fases da vida, em que uma criança, um adulto e um velho passam diante da  Morte.

          Estrasburgo é também uma das capitais europeias, por abrigar instituições internacionais como o Parlamento Europeu e a corte Europeia dos Direitos Humanos. 
Palácio Rohan (detalhe)



Entre suas outras atrações, há o Palácio Rohan, construído no século XVIII (estilo barroco) e que serviu de residência para os bispos da cidade. Atualmente, funcionam no prédio o Museu Arqueológico e o Museu de Artes decorativas.











          Próximo ao palácio fica o embarcadouro para passeios pelos canais. De barco, os turistas deixam-se levar encantados, apreciando pontes e casas, o que torna perfeito qualquer fim de tarde. 










          Gostei especialmente da barragem e da experiência de aguardar até que o barco ultrapassasse o desnível passando por um sistema de eclusas e comportas, que se esvaziam e se enchem novamente (ainda me falta conhecer o Canal do Panamá).
---
Dicas/experiências:
Turismo: site oficial: (www)
Visita virtual, arredores e interior da catedral. (www)
---
---

Nenhum comentário:

Postar um comentário