Páginas

Catedral de Notre-Dame (Paris)

Caminhos da Literatura - Paris vista de cima                                                      fotos by: Ira
Catedral de Notre-Dame
          





          As fotografias são novas chances de reviver momentos importantes da viagem da vida. Onde foram parar os álbuns antigos? Ou as (quase sempre enfadonhas) sessões de slides? Agora é tudo virtual, compartilhado, joga-se cada click na web sem tempo de distinguir o que o olho está focando. Mas, quando se põe atenção no que o olho vê, as imagens captadas na mente tornam-se indeléveis e podem ser acessadas de forma randômica a qualquer momento. 












          Cidades vistas de cima têm dimensões especiais. Em Paris, um destes pontos privilegiados fica no alto da Catedral de Notre-Dame.
          






          Para chegar lá, é preciso ter paciência e enfrentar a fila para a compra dos ingressos, no lado de fora, na lateral esquerda da igreja (vista por quem está de frente para a fachada principal). 
          As filas são sempre imensas, a cada intervalo de alguns minutos vão chamando grupos de aproximadamente 20 pessoas. Melhor não sofrer de claustrofobia, pois não há elevadores, o local é fechado e os degraus são estreitos. Mas, vale superar tudo isso pela recompensa de um ponto de vista privilegiado.

Clique neste link (uma vez na página clique novamente e espere carregar) para ver uma panorânica do ponto entre as duas torres.
          
          São 386 lances de subida na Torre Norte. A 46 metros do solo, chega-se à Galeria das Quimeras, com direito a uma visita aos campanários. 
          A partir do plano da galeria, ambas as torres erguem-se a 69 metros de altura. O circuito leva em torno de 50 minutos, incluindo visita ao campanário Sul, onde está o maior e mais famoso sino da catedral. 
          Clique neste link para ter uma idéia do ponto de vista a partir da torre Norte.

          Além da vista singular dos telhados de Paris, a gente fica pertinho daqueles seres fantásticos, pássaros, monstros grotescos, gárgulas e caretas que povoam o imaginário de quem leu a história do enjeitado Quasímodo e sua paixão pela cigana Esmeralda
          O romance de Victor Hugo, Notre-Dame de Paris (O Corcunda de Notre Dame), foi ambientado na igreja medieval. Isso angariou a simpatia popular para o prédio que, à época da publicação do livro (1831), encontrava-se praticamente destruído e teve especial importância para o reconhecimento do valor artístico e histórico do monumento.                                                                                                  
          
          Notre-Dame começou a ser construída no Século XII sobre ruínas românicas (estas já erigidas sobre templos celtas), e os trabalhos se estenderam por quase 200 anos. O estilo gótico inicial sofreu interferências, entre outras do período barroco e, no Século XVIII, durante a Revolução Francesa, a igreja passou por depredações e roubos, terminando por servir como armazém para alimentos.
          No século seguinte, com apoio popular, teve início um programa de restauração que estendeu-se por cerca de 20 anos, incluindo recuperação das esculturas danificadas. Mas, ainda é possível ver diversas imagens de personagens bíblicos sem a respectiva cabeça, como no portal do Juízo Final (no centro da fachada principal), ladeado pelos portais da Virgem (à esquerda) e de Santa Ana.                                                      foto by: Cristiane Kopp
      
          Vista pelo seu interior Notre-Dame é duplamente fascinante, com destaque para as colunas, os vitrais e as famosas rosáceas. Visitas guiadas (gratuitas) são realizadas diariamente em várias línguas, individuais ou em grupos. Os horários podem ser consultados na tabela que fica na área sob o grande órgão ou na agenda do site na internet.
          Há um calendário cultural, com apresentações de músicas medievais e concertos diversos. Conseguimos participar de uma Missa Solene celebrada com canto gregoriano. Impossível não se sentir emocionado naquele ambiente medieval, vendo os padres e o coro adentrando em fila indiana pela nave, paramentados com vestes cerimoniosas, portando velas acesas, tudo pontuado pela melodia do cantochão.  
---
Dicas/experiências:
Turismo: site oficial da catedral: (www)
Nossos pezinhos (Isadora e eu)
no marco zero de Paris

Notre-Dame é também o marco zero, a partir do qual todas as distâncias das estradas francesas são medidas. Há uma placa de bronze indicativa em frente à fachada principal da catedral, próximo aos três portais.

Entre outros pontos interessantes para observar Paris de cima, além dos óbvios Torre Eiffel e Arco do Triunfo: a torre Montparnasse, o grande Arco de La Défense, a cúpula das Galerias Lafayette, a Basílica de Sacré-Coeur, a torre Saint-Jacques.
--- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário