Páginas

Gênova

Belezas da Ligúria                                                                                                      foto by (www)
Porto antigo

No mapa da Itália, o desenho da Ligúria lembra um bumerangue. É uma fina faixa curva de terra que arremata a borda costeira nas regiões de Piemonte, Lombardia, Emília-Romana e num pedacinho da Toscana. Sua capital é Gênova, talhada em belezas que abraçam o azul do Mediterrâneo, ali chamado mar Ligúrio. Além do porto imenso, que remete ao passado glorioso dos genoveses (berço de Cristóvão Colombo), a cidade tem atrativos históricos e modernos somados aos da culinária (berço do pesto).
          Cheguei num dia de greve de ônibus, filas e confusão no ponto de táxi. Tive que “me virar” numa disputa com outros passageiros até conseguir um motorista que me levasse. A primeira impressão não ajudou, o quarteirão onde ficava o b & b, no centro histórico, estava em obras e a atmosfera parecia de puro desleixo. Mas, assim que saí a caminhar pelas proximidades comecei a usufruir a serenidade de estar numa cidade veramente italiana, logo superando o estranhamento e o receio iniciais.
Fotos by: Ira
          







          Altos edifícios formam um verdadeiro paredão de janelas em ambos os lados nas ruas muito estreitas. Quando se volta o olhar para cima se entrevê apenas um estreito e claro pedacinho de céu.
          






Porta Soprana 
Um dos leões da Catedral San Lorenzo        

          Montei um roteirinho básico para três dias: a parte intra-muros da cidade antiga, a Porta Soprana (um portão de 1155), a casa em que supostamente nasceu Cristóvão Colombo, o entorno do Porto, a catedral San Lorenzo
          Na movimentada praça, a fachada listrada em cinza e branco do prédio construído no século XII e a escadaria da catedral, ladeada por duas estátuas de leões, formam um belo cenário, além de servir de point  para turistas e locais.
          Na via Garibaldi a atração são os palácios (Palazzi dei Rolli), que não eram habitadas por reis, mas serviam de hospedaria para as famílias ricas que visitavam a cidade nos séculos XVI e XVII.

         
          Na despedida de Gênova, fui acometida por uma sensação de “italianidade” no caminho para a estação de trem. Clima de festejo (era maio), alguém tocava uma gaita, havia bandeirolas suspensas nos fios ao longo da rua. Minha mala fazia um ruído cadenciado com meus passos pelas pedras (toc, rec, rec, toc, rec), proporcionando uma agradável percepção de estar, afinal, na Itália. Música, cheiro de comida boa, cenário típico, gente afável.
          Sugestão de passeio a partir de Gênova: visitar Cinque Terre, cinco vilarejos interligados, pequenos povoados com suas casinhas coloridas parecendo encarapitadas nos penhascos. Pode-se ir de um a outro a pé, ou de trem. Nas pequenas faixas de terra entre as montanhas e o mar, cultivo de vinhedos e oliveiras. Vale a pena conhecer qualquer uma destas cidadezinhas, ou todas elas de uma só vez: Manarola, Vernazza, Coniglia, Monterosso al Mare, Riomaggiore.
---
Mais sobre a Itália, no Blog
Cinque Terre - Parte 1
Cinque Terre - Parte 2
--- Dicas/experiências:
Turismo – Site oficial de turismo (www)
---

Nenhum comentário:

Postar um comentário