Páginas

Cinque Terre

Cinque Terre, em cores, sabores & trilhas                                                    Fotos by: Ira

                                                                                          Foto by: Isadora Pamplona
          Quem gosta de viajar e gosta da Itália, vai ouvir falar e vai terminar chegando nas Cinque Terre (Cinco Terras) na região da Ligúria: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza, Monterosso al Mare. E vai se apaixonar, como milhares de turistas vêm fazendo nos últimos anos. 
          São núcleos de antigas aldeias de pescadores, que espalham seus barcos coloridos pelas ruas em torno das pequenas praias, e de agricultores, que usam cada centímetro de espaço nas encostas para cultivar uvas, olivas, limões, verduras. As emaranhadas sendas usadas pelos trabalhadores e que ligavam estas comunidades servem hoje também como trilhas para os amantes das caminhadas.
          Ah, como eu queria dedicar um tempo especial para aproveitar cada recanto da Itália! Levaria alguns anos, sem falar no dinheiro extra. Na falta, me deixo atrair por lugares onde eu posso juntar o máximo dos atrativos do país, depois do roteiro pelas cidades turísticas mais conhecidas. Cinque Terre tem: vilarejos de casas coloridas entre o azul do mar e o verde nas escarpas rochosas;  comida típica; bons vinhos; trilhas a serem percorridas enquanto se aprecia a natureza.
          O Parque Nacional Cinque Terre tem mais de 40 trilhas com diferentes níveis de dificuldades em distâncias que vão desde menos de 1 quilômetro até mais de 10. Além das belezas e do prazer de caminhar por aquela paisagem peculiar, pode-se encontrar os agricultores que cultivam aqueles pequenos espaços encarapitados nas rochas a vários metros acima do nível do mar. Em alguns locais há grandes painéis com fotos que mostram este cultivo sendo feito na mesma região pelos antepassados destes trabalhadores.
                                                                    Fotos by: Isadora Pamplona
De Vernazza a Monterosso             
Manarola
                                              Dá para encarar mais de uma caminhada no mesmo dia. O deslocamento entre uma cidadezinha e outra pode ser feito em poucos minutos de trem, dá até para conhecer todas elas num mesmo dia. Programa mais tranquilo e que permite desfrutar a paisagem é pegar um dos barcos que fazem tours diários  (eles só deixam de fora o vilarejo de Corniglia, único que não tem acesso direto pelo mar. Para se chegar lá é preciso vencer cerca de 300 degraus de uma escadaria).
De Manarola a Riomaggiore

         




          Para as trilhas, é preciso pedir informações prévias, pois muitos caminhos são temporariamente fechados ao público por motivos de segurança. Com base nas dicas recebidas no Centro de Informações Turísticas, escolhemos os trechos Manarola/Corniglia (por Volastra, pois a senda junto ao mar estava fechada, tivemos que subir e contornar um morro); Vernazza/Monterosso (a mais longa que fizemos, acho que levamos umas quatro horas) e Manarola/Riomaggiore (tendo como única escolha a subida íngreme, tinha momentos em que dava até medo de olhar para baixo).
          


          




          As cidadezinhas das Cinque Terre conseguem a façanha de serem muito semelhantes e ao mesmo tempo cada uma mantém seu toque especial. Assim, cada turista se encanta e leva na lembrança uma delas em particular. 




De Manarola a Corniglia
          Isadora lembra do impacto visual que nos causou Riomaggiore, pelo detalhe de ficar meio escondida e parecer muito pequena logo que a vemos. Mas, bastam alguns passos para descobrir que ela se revela aos poucos, até se mostrar em sua beleza inteira aos que decidiram seguir além da primeira curva. 

fotos by: Isadora Pamplona
                    Para os momentos de relax, bom é passear vagarosamente pelas ruas estreitas, com pausas para admirar a paisagem, fotos e degustação do vinho local (conhecemos o agradável Sciacchetràantes de escolher o cardápio do dia. 




          Escolhemos um restaurante típico ao acaso, praticamente pelo aroma sentido enquanto estávamos meio perdidas no alto de um morro, por entre as ruas e as casas. Trattoria dall Billy,  super recomendo, atendimento perfeito. Uma excelente prova da culinária local, com produtos da terra e do mar, mais o privilégio de experimentar um vinho tendo em frente aos olhos os terraços onde aquela uva é cultivada.
          

Vernazza
          As estações ferroviárias parecem estar sempre apinhadas de gente. Ruim, nestes momentos, é comprar o bilhete na corrida e acertar qual é o trem e em qual  plataforma ele vai chegar. Há turistas pra todos os lados e as informações são desencontradas, é fácil pegar trem errado e ir parar em outro local.
          Sem sustos, aquele lugar também vai ser lindo e os horários dos trens são frequentes, dá até para aproveitar e depois voltar ao itinerário original. Saímos de Cinque Terre em direção à Gênova com gostinho de “quero mais”, fica sempre faltando um pouquinho pra ver, um cardápio pra conferir.  Quem sabe, um dia a gente volta. 

 
---
Dicas/experiências:
Site Oficial: (www)
Restaurante: Trattoria dall Billy (www)
--- 


2 comentários:

  1. Que coisa mais linda estas fotos, estes lugares! Que benção ter estado aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Irene. É mesmo, concordo que é uma bênção, privilégio poder incluir essas belezas na minha coleção de jóias das lembranças. E compartilhar também é bom, faz parte. É como trocar figurinhas, já que o mundo é muito grande pra gente conhecer todo.

      Excluir